Amigos,
Ando escrevendo algumas coisas em tópicos de comunidades aqui do Orkut. Tenho recebido palavras de estímulo. As pessoas dizem que emprego bem os vocábulos.
Espero que meus leitores tenham o mesmo prazer que eu tenho quando escuto uma pessoa falar bem. Ou escrever bem. Isto me faz lembrar de meu antigo professor de Literatura. Certa vez ele contou o seguinte.
Ele morava em Vitória (ES). Lá, ele foi assistir a uma palestra de Guimarães Rosa. O grande mestre das palavras disse, mais ou menos, o seguinte:
- As palavras são como notas musicais. Vou escrevendo e sentindo o "som" delas. Se alguma não forma um perfeito "acorde" no conjunto, vou trocando até achar uma que "soa" bem.
Cito como exemplo da atualidade, as poesias musicadas por Chico Buarque. O que se sente nelas é a sonoridade, a grandeza e a plenitude do universo.
Sonho com isso.

(Altair Malacarne. Escrever. 21/12/2006.)

4.11.08

Sexo

.




No universo existe o masculino e o feminino. Nem sempre essa dicotomia se apresenta com características convencionais entre mente e corpo, entre gametas. Nem por isso deixa de haver a masculinidade e a feminilidade. Esta dualidade garante a perpetuação das espécies. Muitos seres são a exceção que prova a regra. Algumas re+ligiões viram na eliminação das exceções uma forma re+estabelecer um possível acordo antigo com o seu deus. Surgiu a discriminação. Até os dias atuais alguém quer provar que Deus não pode e não deve ter cometido um possível equívoco na criação/evolução.
Segundo Jostein Gardner, somos poeira cósmica. Segundo o apóstolo Paulo, somos barro ruim. Eu digo modestamente que podemos rir disso tudo, embora saibamos que somos mortais. Temos, outrossim, uma linguagem articulada. Só nós.

(Altair Malacarne - 26/11/2001)

(Texto postado por Isabel Goulart)

.

Nenhum comentário: